segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Más maneiras


Se alguém não retorna sua ligação ou não responde seu e-mail, isso não é charme, é simplesmente falta de educação.

Bom, OK, nem sempre. Mas, quando não é má maneira, é porque esqueceu de retornar/responder. E, estatisticamente (não me pergunte como descobri), só em 0,1% dos casos a pessoa se esqueceu de entrar em contato com você. Nos outros 99,9%, é porque não tem consideração mesmo.

Será que a displicência acontece porque a pessoa é muito ocupada? Humm, não, não. Consultar as chamadas não atendidas e, em seguida, ligar para quem não conseguiu falar com você leva menos tempo que ir ao banheiro fazer xixi. Você não deixaria de urinar para economizar um minutinho do seu tempo, certo? Bom, a não ser operadores de telemarketing, coagidos por seu superior imediato...

E os e-mails? Não é todo mundo que acessa a caixa de entrada diariamente - incluam-me nesse grupo. Mas, quando acessa, custa informar o que é solicitado, ou telefonar? Observação: spams escapam dessa regra, merecendo ser deletados sem ao menos passar pela lixeira. Sem escala no purgatório.

Por tudo isso, acho que falta de tempo não é desculpa.

Tem quem queira se fazer de misterioso. Os que se acham importantes. Ou, resumidamente, se acham. "Daqui a uns quatro dias eu dou sinal". "Vou dizer que meu celular não registrou a chamada". A esse tipo humano, seis letras: b.a.b.a.c.a. Comportamento comum e tolerável em menores de 20 anos, porém inaceitável quando advindo dos mais velhos que isso.

Por fim, tem os que devem nos achar chatos pra caramba, não se dando ao trabalho de responder nossos pedidos e dúvidas. Mesmo nesse caso, bastaria um recado lacônico, do tipo "oi, não pude te atender aquela hora, estou meio atarefado, do que se trata?". Chato também é gente. Vai que a necessidade dele é importante? E, se não for, dê a entender que você não tem condições de ajudá-lo. Todo chato, em maior ou menor grau, tem desconfiômetro. E não insistirá.

No Messenger, até dá para compreender a falta de resposta rápida, se você está teclando com zilhões de pessoas ao mesmo tempo. Mas vale a pena mandar um "espera um pouco", ou "desculpa, estava falando com fulano".

É péssimo quando é você, e não outro, que atira a garrafa com mensagem ao mar e espera, espera, espera... Então, vamos ser corteses e responder nossos pares quando eles requisitam, OK?

Momento mea culpa: ocasionalmente sou eu a mal-educada. Mas me policio constantemente para não deixar um interlocutor no vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário