domingo, 4 de janeiro de 2009

Gene Kelly também gostava

_
Está chovendo agora. Como eu amo chuva! Dá até vontade de sair por aí singin' in the rain... Alguns acham que o tempo nublado e chuvoso deixa as pessoas sorumbáticas. Comigo não. Na verdade, o clima quente é que me derruba. É péssima a sensação de estar afogada em calor. Uma pena que a regra, nesta cidade, seja o sol abrasante.

O frescor que a chuva traz é, para mim, tão revigorante, que me faz ter vontade de ir para a cozinha e fazer aquela torta holandesa cuja receita está guardada em algum recôndito da minha estante. Ou tirar a poeira do meu maneki-neko. Ou organizar meu arquivo de fotos digitais. Enfim, para atitudes prosaicas ou não, meu ânimo é bem melhor e producente quando as gotinhas de água batem na minha janela. Depois de chover, até mesmo sentir o sol é melhor. Acho muito convidativo estar sob um céu jovialmente ensolarado numa manhã fresca e úmida. Here comes the sun...
_
Chuva é tão balsâmica que me fez deixar de lado os posts cáusticos e escrever esse mais edulcorado...

4 comentários:

  1. São dois... o clima quente me deixa morto... não consigo fazer nada.

    E por mais que digam que isso é teoria bolorenta do século dezoito (determinismo geográfico), ainda não consigo deixar de acreditar que o clima não tenha nada a ver com desenvolvimento... veja a lista dos países mais desenvolvidos do mundo... quantos destes são países "frios"? E aqui neste Brasil, quais sao os estados mais desenvolvidos?

    ResponderExcluir
  2. por desenvolvidos quero dizer economica e culturalmente mais desenvolvidos - e sim, eu não sou um relativista cultural: acredito que haja culturas mais desenvolvidas sim - adotando como critério a quantidade de esforço intelectual requerido na sua expressão. O que não faz com que uma cultura seja necessariamente mais válida que a outra para seu próprio povo.

    ResponderExcluir
  3. André, acredito que o clima tem considerável influência, mas não é decisivo para o desenvolvimento de um país. Fosse assim, os países nórdicos, com seu frio excruciante, não seriam desenvolvidos.
    Obrigada pelos comentários! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Pense ao contrário... quais os países mais desenvolvidos do mundo? Aqueles que são mais frios... pegue o mapa do desenvolvimento no Brasil... quanto mais ao Sul, mais desenvolvido... Pegue o país mais desenvolvido da África: África do Sul... pegue a Austrália, Nova Zelândia...


    Não sei no que acreditar, mas este negócio de determinismo geográfico é interessante...

    ResponderExcluir